APRESENTAMOS:
Demolições & Desconstruções Controladas
Executamos trabalhos de carotagem, corte e demolição seletiva de estruturas, com recurso a equipamentos ligeiros de corte diamantado e posterior carga e transporte a vazadouros dos resíduos de construção de demolição (RCD).
Estes processos permitem realizar projetos de demolição de pequena e larga escala, e em relação aos métodos convencionais, apresentam vantagens para a segurança e saúde dos trabalhadores bem como para o meio ambiente, destacando as seguintes:
– Processos isentos de poeiras, graças à utilização de água durante o corte;
– Operador trabalha a uma distância segura dos equipamentos, estando protegido da queda de detritos, de ruídos e de vibrações dos equipamentos;
– Corte diamantado não induz vibração na estrutura a intervir, prevenindo o aparecimento de fissuras na periferia do corte;
– Ruído muito reduzido quando comparado com outros equipamentos de demolição pesados;
– Utilização de equipamento ligeiro, com grande mobilidade e rendimento de trabalho;
– Permitem uma demolição controlada, prevenindo o desmoronamento abrupto das estruturas, tornando-se mais seguro para os trabalhadores em obra e para as zonas envolventes;
CAROTAGEM
Este processo consiste na realização de aberturas circulares com recurso a um conjunto de equipamento composto por broca oca diamantada, caroteadora e coluna de suporte. É igualmente utilizada água para arrefecer o equipamento e o extremo diamantado das brocas.
Possibilita a utilização de uma gama de diâmetros desde 12 mm até 1200 mm, para profundidades de vários metros, em furos verticais (cima para baixo), horizontais ou invertidos (baixo para cima) com a possibilidade de furar com ângulo em relação ao plano de fixação da coluna de suporte.
Consoante o diâmetro e profundidade do carote a executar, a RANDPRIME tem disponíveis equipamentos elétricos monofásicos, elétricos trifásicos e hidráulicos.
Pode ser utilizado para furar betão simples, betão armado, betão betuminoso, rochas naturais e alvenarias de pedra ou tijolo.
É recorrente a utilização deste processo para a execução de aberturas extensas, realizando-se uma carotagem contínua através da sobreposição parcial dos carotes realizados.
Para determinadas necessidades de projeto, podem ser realizados carotes com as seguintes opções:
– Opção de carotagem em suporte com vácuo – para superfícies regulares e acabadas;
– Opção de aspiração e recolha de água – para locais em que se torna problemática a extração de água;
– Opção de carotagem a seco – para materiais em que a água pode causar danos futuros;
– Opção de recuperação do material extraído – para posterior análise laboratorial;
CORTE COM SERRA DE PAVIMENTO
Este processo recorre à utilização de uma máquina (com motor elétrico ou de combustão) que incorpora e induz rotação a um disco diamantado que em contacto com o pavimento, realiza o corte do mesmo em profundidade e extensão. É necessária a utilização de água para arrefecer o disco de corte diamantado.
Esta técnica é indicada para cortar qualquer tipo de pavimento, seja em betão armado, betão simples, betão betuminoso, rochas naturais e superfícies acabadas com ladrilho ou calçadas. Permite a realização de cortes até uma profundidade de 520 mm oferecendo um grande rendimento de trabalho quando comparado com as restantes técnicas.
CORTE COM SERRA MURAL
A serra mural é um equipamento composto por um motor (elétrico ou hidráulico) que opera numa calha e pode realizar cortes em superfícies horizontais ou verticais. O corte é realizado com disco diamantado acoplado ao motor e é este último que controla a rotação, profundidade e extensão do corte.
O corte com disco diamantado em serra mural permite obter grande precisão no corte e pode realizar cortes com profundidades até 720mm, consoante o diâmetro do disco utilizado.
CORTE COM FIO DIAMANTADO
Esta técnica recorre a um equipamento composto por um conjunto de polias que através de acionamento hidráulico (ou elétrico), fazem circular um cabo diamantado flexível, entre as várias polias e o elemento a cortar, seja betão simples, betão armado, perfis metálicos ou rochas naturais.
Esta solução permite vencer grandes profundidades de corte por não estar limitado ao raio do disco diamantado e evita a necessidade de cruzar corte para se conseguir atingir a profundidade total, assegurando um ótimo acabamento final das superfícies.
CARGA E TRANSPORTE DE RCDs
Possuímos na nossa gama de equipamentos, uma viatura pesada de 4 eixos, com capacidade para um volume de 14 m3 ou até 20 Toneladas de carga e, estando equipada com uma grua e sistema amplirol, permite dar resposta a uma variedade de necessidades de projeto, complementando os nossos serviços de demolição com o transporte a vazadouro dos resíduos resultantes da nossa atividade.
Esta solução permite vencer grandes profundidades de corte por não estar limitado ao raio do disco diamantado e evita a necessidade de cruzar corte para se conseguir atingir a profundidade total, assegurando um ótimo acabamento final das superfícies.
PROJECTOS DE REFERÊNCIA
Veja, na galeria a baixo, alguns dos nossos projectos nestas áreas de trabalho.